Motion Graphics

Motion Graphics: Conceito e mais!

Motion Graphics
Motion Graphics

Motion graphics, também conhecido como motion design, videografismo ou design de animação, é uma técnica de design gráfico que mescla princípios de design, animação, vídeo e cinema, gerando um grande impacto visual.

Já que essa é uma das principais tendências em audiovisual da atualidade, neste post, vamos explicar o que é o motion graphics, trazer exemplos de sua utilização em diversas áreas e as vantagens em estudar esse tema.

Diferente das animações clássicas, feitas quadro a quadro por meio de desenhos, o motion graphics normalmente utiliza formas geométricas, textos, ilustrações e ícones, mesclando o digital e o artesanal, que ganham vida através das marcações de mudanças dos seus parâmetros de acordo com o tempo, os famosos keyframes.

As primeiras obras famosas criadas com a técnica remontam a um passado bem distante, mas o videografismo está longe de ser ultrapassado. Os softwares utilizados para criar as animações se modernizaram, mas a técnica continua sendo empregada com sucesso. Se, na década de 2000, os trabalhos tinham contornos mais “amadores”, hoje o trabalho é muito sofisticado, e softwares de Motion Design como o Cinema 4D e o Adobe After Affects são amplamente utilizados.

Vantagens do trabalho com Motion Graphics

A técnica possui algumas vantagens em relação às filmagens e animações tradicionais. Devido ao excelente custo-benefício, e muitas aplicações (cinema, publicidade, dentre outras) ela tem sido muito procurada por quem necessita de alguma produção audiovisual. Por isso, o mercado de trabalho para quem trabalha com isso está em expansão.

Por se tratar de uma técnica que não é facilmente dominada e que envolve a utilização de softwares complexos além de conhecimento artístico, não são muitos os profissionais que sabem trabalhar com motion graphics. Logo, a combinação entre um profissional valorizado pelo mercado e a escassez de pessoas que possam exercer a função com competência fazem com que os salários e a valorização cresçam.

Especializar-se em videografismo faz com que você seja um profissional muito mais versátil e completo, já que precisará entender de muitas coisas para conseguir produzir um bom material com as técnicas. Isso com certeza vai agregar muito aos seus conhecimentos e te permitir crescer enquanto profissional.

Ter cursos de capacitação nesta área com certeza fará com que o seu recrutador olhe de uma forma diferente para o seu currículo. Afinal, apesar de esta ser uma grande tendência do audiovisual no momento, não são muitos os profissionais que sabem aplicar as técnicas e operar os softwares. Por isso, além de todo conhecimento que você terá agregado ao aprender videografismo, o seu currículo também ganha muitos pontos em qualquer seleção para a área.

3 Programas usados para fazer motion graphics

Estudar essas ferramentas é o passo inicial para começar a elaboração de vídeos. Portanto, vale a pena buscar por tutoriais e gastar algumas horas fazendo testes para aprender.

  • Adobe After Effects: Essa é, de longe, uma das melhores ferramentas para criar motion graphics. Ela é bem completa, já que tem recursos para fazer efeitos visuais variados e animações. Um dos benefícios é que o After Effects permite a integração de plugins que ampliam os recursos disponíveis, dependendo da sua necessidade. Além disso, existe muito material na internet com treinamentos e materiais para usar o After Effects, devido à sua popularidade;
  • Adobe Illustrator: Também pertencente ao Adobe, o Illustrator é ideal para criar vetores, que são representações de imagens em computação gráfica;
  • Photoshop: Entre as funcionalidades desse programa, é possível manipular pixels de imagens, recortá-las com perfeição, organizar arquivos em camadas, criar artes vetoriais e redimensionar imagens. Por isso, o Photoshop pode ser um bom complemento para o After Effects e o Illustrator.

Em que áreas a técnica de motion graphics pode ser utilizada?

Se a utilização da técnica teve início no cinema, hoje, ela está presente nas mais diversas áreas que trabalham com produção audiovisual.

No cinema, o videografismo começou no cinema antes de se espalhar para as outras áreas. Entretanto, embora ele esteja presente em produções clássicas de décadas passadas, como Dots (1940), Onze homens e um segredo (1960) e Psicose (1960), a técnica continua sendo empregada na sétima arte.

Na publicidade, além de produções visualmente muito atrativas, os vídeos feitos utilizando motion graphics também têm outras vantagens para os anunciantes. Uma delas é criar uma unidade entre a comunicação online e offline das marcas, já que estes ícones são muito utilizados nos materiais gráficos e na internet e, hoje, as pessoas já estão acostumadas com esse tipo de comunicação. Outra grande vantagem é a diminuição do custo de produção, já que um VT animado com a técnica de motion graphics pode ser mais barato do que filmagens ou animações tradicionais.

Já no design para web, são muitas as possibilidades de uso do motion graphics na internet, em sites e redes sociais. Com motion, é possível fazer vídeos, interfaces, banners e infográficos animados para sites e, até mesmo, os queridinhos dos internautas, os gifs.

Comentários