fotógrafo profissional

Como se tornar um excelente fotógrafo profissional?

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Fotografia é a captação de imagens com o uso de câmeras, sua gravação e reprodução em papel e meios digitais. O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais.

O trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial – fotografias em estúdio, por exemplo. 

O campo fotográfico é bem grande, e são muitas as áreas nas quais um profissional pode se especializar. Como as possibilidades são muitas, o fotógrafo profissional pode atuar na área da fotografia pela qual tem maior afinidade ou interesse.

Skills fundamentais para ser um bom fotógrafo profissional

Definitivamente, o fotógrafo não é um simples “apertador de botão” e nem se resume única e somente ao seu equipamento. Para realizar seu trabalho, ele precisa ter alguns conhecimentos e habilidades bem desenvolvidos.

Destacam-se aqueles que entendem sobre:

  • Composição: compor uma foto não requer somente um bom enquadramento, mas também um bom uso dos elementos (naturais ou não), que estão presentes na foto. É ver a imagem como um todo onde os elementos conversam harmoniosamente entre si;
  • Iluminação: seja ela natural ou artificial, um bom fotógrafo sabe aproveitar a luz para causar impressões bem específicas em suas fotos;
  • Inteligência Emocional: por trabalhar com eventos e ocasiões especiais, mas principalmente por trabalhar com pessoas, o fotógrafo precisa saber identificar, entender e administrar não só suas próprias emoções, como as dos outros também;
  • Novas tecnologias e equipamentos: o mercado de fotografia está sempre produzindo novidades, seja em equipamentos, seja em tendências de uso de luz, por exemplo. Estar sempre atento a essas inovações é importante para manter seu trabalho sempre atual;
  • Relacionamento interpessoal: saber lidar com pessoas, mesmo que elas não sejam o alvo principal da sua fotografia, é uma habilidade que o fotógrafo precisa ter para se manter competitivo no mercado;
  • O “olhar”: muito se fala sobre o “olhar” especial que os fotógrafos possuem. A busca de ângulos inusitados e diferentes, que transmitam uma mensagem por meio da imagem, é um dos principais objetivos da fotografia;
  • Comprometimento e pontualidade: mesmo que um fotógrafo não trabalhe especificamente com eventos, ele sempre trabalhará com prazos, por isso é importante deixar esses fatores bem acordados com seus clientes;
  • Criatividade: essa é a única regra da fotografia que nunca muda. Ser criativo, mesmo em um contexto que exija mais dureza, é o que vai diferenciar as suas fotos das de outros fotógrafos.

Formação profissional

Para se tornar um fotógrafo não é preciso ter curso superior – apesar de algumas instituições já oferecerem essa opção.

Contudo, o que mais é exigido de um fotógrafo no mercado são habilidades como criatividade, conhecimento técnico e experiência.

Além disso, é possível que a fotografia seja uma especialização de outras profissões, como o jornalismo e a publicidade, por exemplo.

Os cursos livres são uma boa opção tanto para quem quer começar, quanto para quem quer aperfeiçoar suas técnicas de fotografia. Existem tantos cursos básicos e avançados, quanto os de habilidades mais específicas, como iluminação, flash e direção de pessoas, por exemplo.

Em que áreas um fotógrafo pode atuar?

As áreas de atuação de um fotógrafo são muito amplas, dependendo do público-alvo com o qual ele deseja trabalhar.

Abaixo selecionamos algumas das muitas opções:

  • Fotojornalismo: trabalhar em campo diretamente com os acontecimentos para abastecer veículos de notícia on-line e off-line;
  • Newborn e infantil: fotografia de crianças e recém-nascidos. Mercado sempre em crescimento, junto com a fotografia de gestantes;
  • Book/estúdio: fotografias feitas em estúdio, para catálogo de moda ou qualquer outro fim;
  • Ar livre: ensaios fotográficos temáticos ou não ao ar livre;
  • Produto: fotografia para catálogos de produtos ou gastronomia;
  • Arquitetura: com o aquecimento do mercado imobiliário, muitas empresas de aluguel de imóveis têm procurado por fotógrafos especializados em mostrar da melhor forma as dependências dos locais;
  • Eventos: casamentos, festas infantis e de 15 anos, eventos corporativos, ou qualquer tipo. 

Lembrando que essas são apenas algumas das opções. Muitos fotógrafos optam por fotografar nichos bem específicos e se tornar especialistas neles, o que também é uma boa opção por se tornarem referências em seus mercados.

 

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