Conheça mais sobre o trabalho do editor de vídeos
Os editores de vídeo são profissionais responsáveis pela edição, edição e conclusão de comerciais, cursos em vídeo, depoimentos, programas gravados, vídeos e diversos materiais audiovisuais.
Pode editar vídeos para empresas, marcas, instituições de ensino e indivíduos. Também pode trabalhar para emissoras de TV e produtoras cinematográficas, editando reportagens, comerciais, documentários e curtas, médias e longas-metragens.
É essa pessoa a responsável por pegar o material original gravado e editá-lo para adequá-lo aos fins ou meios necessários.
Mas não pense nos editores de vídeo apenas como “fatiar” e “acabar” vídeos: além de todo o espectro técnico das ferramentas de edição, um grande trunfo para esse tipo de profissional está em aplicar a criatividade para alcançar o resultado desejado.
Em outras palavras, um editor de vídeo é um profissional com uma compreensão precisa de roteiro, estrutura narrativa e visão artística.
Qual é a diferença entre editor de vídeo e produtor de vídeo?
É bem natural que, conforme novas áreas ou demandas vão se popularizando, crie-se uma certa confusão em relação aos afazeres exatos de um determinado tipo de profissional. Um exemplo disso é a diferença entre editor de vídeo e produtor de vídeo.
Isso porque a palavra produzir geralmente é associada à questão de executar, o que faz com que, de maneira geral, se pense que quem produz um vídeo é exatamente a mesma pessoa que edita um vídeo. Mas não é bem assim!
O produtor de vídeo é o profissional que atua em todas as etapas de desenvolvimento de um vídeo. Ou seja, ele planeja as gravações, locações e captações, prospecções de envolvidos no vídeo, coordena a questão orçamentária da produção e também coordena o processo de edição e de pós edição.
Já o editor de vídeo é o profissional que fica responsável pela manipulação final do produto audiovisual, ou seja, a adequação do material bruto para o meio para o qual esta gravação se destina.
Habilidades e competências para o editor de vídeo
Para te ajudar a se destacar como um excelente profissional nesta área, listamos abaixo algumas das principais habilidades e competências que fazem brilhar os olhos de qualquer recrutador ou empresa que esteja procurando por este tipo de profissional.
- Boa comunicação: Um editor de vídeo precisa ser capaz de se comunicar bem com todos os envolvidos no projeto. Isso é não só para um bom relacionamento e clima, mas também para o cumprimento do prazo e assertividade de entrega perante o briefing do job;
- Criatividade: Editar um vídeo também é poder colocar uma boa dose de criatividade e proatividade para que o resultado do projeto tenha uma real entrega de valor. Portanto, além de uma boa comunicação e atenção ao briefing do job, ganha muitos pontos o profissional de edição de vídeo que consegue seguir o que foi solicitado e ainda dar toques criativos para além do que foi demandado;
- Ritmo, musicalidade e timing: Ritmo, musicalidade e timing são preciosos para um editor de vídeo. Esse é o tipo de detalhe que, além do conhecimento técnico de ferramentas de edição, garantem que o vídeo tenha uma sintonia perfeita.
Como conseguir jobs de editor de vídeo?
Trabalhar como editor de vídeo parece ser bem dinâmico, desafiador e interessante, não é mesmo? Se atuar nesta área é o seu desejo, saiba que você pode ter como frente de atuação uma vaga CLT ou um job freelancer.
Para ambos os casos, é imprescindível que você tenha um portfólio estratégico e que demonstre todo o trabalho relevante que já realizou na área, sendo tanto jobs que executou para clientes, quanto criações que realizou por conta própria para mostrar seus conhecimentos técnicos e criativos.
Para encontrar vagas de editor de vídeo no regime CLT, existem oportunidades divulgadas pelas empresas em plataformas e sites especializados. Alguns exemplos são plataformas como Vagas, Catho, Infojobs e Glassdoor e LinkedIn. A metodologia nessas plataformas é básica: você deve preencher as suas informações e se candidatar às vagas disponíveis.
Agora, para encontrar freelances, você pode utilizar a propaganda pessoal ou anúncios patrocinados, por exemplo. Existem plataformas próprias para esse tipo de busca, também.