Gestor de Tráfego: O que é, o que faz e como se tornar um?
A Gestão de Tráfego é a estratégia de Marketing Digital que visa atrair mais visitantes para uma página na internet através da veiculação de anúncios. E quem é o profissional indicado para colocar essa estratégia em prática? O Gestor de Tráfego. Ele será o responsável pela compra de cliques em canais pagos, como Google e Social Ads (Linkedin, Instagram, Facebook, etc.)
A Gestão de Tráfego, também conhecida como Gestão de Mídia Paga, é uma posição difícil de se preencher nas empresas pela falta de profissionais qualificados.
Ao mesmo tempo, é uma função promissora para aqueles que querem entrar numa área que tem a tendência de crescer nos próximos anos. Como esse é um trabalho cada vez mais importante no Marketing Digital, nesse post vamos entender mais sobre a função, sua importância, seus desafios e até como começar a trilhar este caminho.
O que faz, exatamente, um Gestor de Tráfego?
O Gestor de Tráfego é responsável por gerar tráfego para um site na internet. Para isso, ele precisa ter um bom conhecimento analítico. É preciso ser um profissional data driven para analisar dados e entender qual o melhor canal, quais as possibilidades de otimização e qual a relação entre as diversas métricas que cada canal apresenta, além de ter afinidade com tecnologia e ferramentas de Marketing Digital.
Além disso, é importante que o Gestor de Tráfego tenha um conhecimento multidisciplinar no Marketing Digital, não apenas em mídia paga. Isso porque constantemente a aquisição de tráfego pago ou até de tráfego orgânico será função deste profissional.
Falando em Inbound Marketing, a gestão de tráfego se encontra na etapa de atração. Essa parte é fundamental para toda e qualquer estratégia de inbound, pois sem visitantes suficientes no topo do funil, toda a estratégia de meio e fundo de funil pode ficar comprometida.
Entre as funções, estão:
- Gerar estudos de palavra-chave e de públicos para planejamento e implementação de campanhas;
- Desenvolver o planejamento, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga;
- Distribuir a verba entre os canais de Mídia Paga;
- Analisar e acompanhar as campanhas de mídia, fazendo a gestão da verba das contas de anúncios e procurando oportunidades de melhoria;
- Criação de contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes em diversas ferramentas ou canais;
- Análise do desempenhos das campanhas e do seu impacto nas estratégias de marketing das contas – (em geral, isso deve ser feito com um gerente de contas ou um analista de marketing);
- Criação de relatórios ou Dashboards para mensuração de resultados das contas.
A importância no mercado atual
O Gestor de Tráfego dentro de uma estratégia, uma equipe ou até uma agência de Marketing Digital tem assumido cada vez mais o protagonismo, sendo fundamental para o desempenho de qualquer estratégia, por diferentes razões.
Uma delas é que a estratégia de uma campanha para outra pode variar muito, mas há uma estimativa de que 50% a até 70% do esforço deve ser feito no topo do funil.
Isso por que depois que um visitante é convertido em um Lead, ele passa a ser um ativo do time de marketing que pode responder também em outras campanhas, outros pontos de contato ou outras ações, e nisso o Gestor de Tráfego passa a ser fundamental, pois sem um bom volume de visitantes ou Leads, nenhuma estratégia pode ter sucesso.
Outro ponto é que é um profissional cada vez mais escasso no mercado. Com a alta demanda e diversas empresas migrando seu modelo de negócios para o mundo digital, um bom Gestor de Tráfego é mais do que necessário, mas passa a ser um diferencial competitivo que um time de marketing ganha ao ter um bom profissional nesta posição.