Head de marketing : O que esse profissional faz?
Já que a responsabilidade do marketing deixou de ser a de atingir o público com publicidade e se tornou a maior ferramenta de comunicação e relacionamento entre a empresa e seu público, o Head passou a ser um embaixador desse propósito e ser um facilitador de processos dentro da empresa.
Hoje, o Head de Marketing é responsável, junto com sua equipe, por desenvolver estratégias que permitam:
- Levar a missão da empresa aos clientes;
- Retenção dos clientes;
- Analisar e realizar hipóteses e experimentos (como faz o growth hacker);
- Entender das ferramentas e KPI’s de marketing.
Um dos papéis mais importantes do Head de Marketing é atuar como facilitador de processos, dentro e fora do núcleo de marketing, já que o setor se envolve com vendas, atendimento ao cliente, suporte técnico, desenvolvimento (carinhosamente chamado de Produto), Customer Success (CS) e Customer Experience (CX), dentre outras áreas do negócio.
Quais os desafios da gestão estratégica de marketing?
Ser Head de Marketing traz consigo uma série de desafios e responsabilidades, que exigem preparo, dedicação e bastante força de vontade, mas também trazem grande satisfação profissional.
Alguns desses desafios estão relacionados aos processos técnicos do marketing, como o desenvolvimento de estratégias e o acompanhamento de indicadores, enquanto outros são responsabilidades decorrentes da função de liderança que o Head representa dentro da equipe e da empresa.
Confira, abaixo, alguns desses processos.
Gestão de pessoas e liderança
Para o Head de Marketing, uma das maiores dificuldades é buscar compreender diversas áreas profissionais distintas, como design, programação, desenvolvimento web, redação, social media, dentre outras, e atuar como facilitador para a capacitação e evolução contínua de cada colaborador.
Enquanto coordenadores e gerentes atuam de forma mais técnica e especializada, o Head precisa estar preparado para uma atuação mais ampla e generalista, confiando na capacidade do time e favorecendo seu desempenho.
Alinhamento das expectativas gerais
Também é função do Head de Marketing atuar como facilitador das relações entre a empresa e os membros da equipe de marketing e isso também significa participar ativamente do alinhamento de expectativas de ambas as partes.
Entender o que a empresa espera de cada colaborador e como está disposta a investir em seu desenvolvimento é função do Head, assim como é seu papel compreender o que o colaborador precisa para se desenvolver e o que espera da empresa e de sua carreira, dentro e fora da empresa atual.
Gosto de pensar que bons líderes ajudam no desenvolvimento de bons colaboradores, mas os líderes excelentes atuam para desenvolver novos líderes e permitir que o mercado se torne cada vez mais qualificado.
Além disso, o custo de desenvolver um talento e vê-lo “partir” da empresa é muito menor do que não investir e manter um colaborador desmotivado e que não entrega aquilo que a equipe precisa.
Rapport e empatia
Segundo Anthony Robbins, “rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum” e, para mim, ele é talvez um dos maiores desafios que enfrento como Head de Marketing.
Quando trabalhamos com pessoas, temos como responsabilidade primária compreender suas capacidades, talentos e habilidades, mas também auxiliar em seu desenvolvimento profissional.
Por isso, ao gerir uma equipe de marketing, desenvolver diariamente o rapport com os membros da equipe é fundamental para mantê-la motivada e atingindo resultados de excelência, mas também para entender que nem sempre será assim e tudo bem.
Além disso, é papel do líder, em especial do Head de Marketing, ter empatia e praticá-la com seus liderados, compreendendo o papel de cada um dentro da estrutura da empresa, mas também permitindo que eles se sintam compreendidos, respeitados e valorizados dentro do time.
Humildade acima do ego
O Head de Marketing deve trabalhar para que o ego da posição de liderança se sobreponha ao verdadeiro papel do líder, que é facilitar processos e auxiliar seus liderados.
Por isso, compreender que não existe liderança sem liderados nem Head de Marketing sem equipe de marketing é fundamental para colocar os pés no chão e entender que o time sempre é maior do que as partes que o compõem.
Além disso, é importante não esquecer que o sucesso é de todos e deve ser partilhado com a equipe, mas o Head de Marketing deve saber assumir a responsabilidade pelas escolhas que fez e que permitiu que fossem feitas por seu time.
O que fazer para ser um Head de Marketing?
Quem trabalha com marketing digital ou na área de tecnologia certamente já sabe que é possível “ficar o dia inteiro no computador” e ganhar dinheiro com isso.
Sei que a frase pareceu como Youtuber que vende curso de tráfego, mas é real!
Mas o Head de marketing vai muito além de “ficar no PC”. Hoje o que vale é a gestão de negócios que ele faz, e principalmente das equipes.
Ele até põe a mão na massa, mas na maioria do tempo delega quem faça as atividades.
Então se você busca ser um “Head”, o caminho começa lá embaixo, com as atividades mais maçantes e operacionais.