O que faz um Social Media?

O que faz um Social Media? Confira as principais funções!

O que faz um Social Media?
O que faz um Social Media?

 

Quem tem um emprego que envolva trabalhar na área de mídias sociais deve manter suas contas, atualizar seu conteúdo e agendar postagens. Os profissionais Social Media têm que lidar com o público e realizar outras tarefas associadas ao meio.

Mais e mais empresas estão incorporando contas de mídia social em seus planos de marketing. Isso os motiva a contratar comunicadores profissionais para gerenciar seu conteúdo nessas plataformas.

Muitas empresas querem melhorar sua presença online graças ao aumento das opções de carreiras envolvendo Marketing em diferentes plataformas de mídia social.

Este guia foi feito para ajudá-lo a se tornar um profissional na área de Mídias Sociais, fornecendo respostas para suas dúvidas. Isso inclui entender o que significa ser um profissional.

Afinal, o que é um Social Media?

Social Media é o nome usado para descrever qualquer profissional de marketing responsável por criar estratégia e conteúdo para perfis de mídia social. Eles também podem ser chamados de analistas de mídia social.

Na prática, as mídias sociais podem desempenhar diversos papéis em uma empresa, desde os mais operacionais até os mais estratégicos. A natureza em constante mudança das redes sociais exige, em última análise, essa variedade, pois muitas vezes elas precisam se adaptar rapidamente para que perfis de marcas permaneçam relevantes.

No processo regular de gerenciamento das mídias sociais de uma marca, ser eficiente com tantos processos pode ser desafiador – mas não impossível! Todo profissional da área pode ser mais eficiente.

O principal objetivo de uma empresa com presença nas mídias sociais é garantir um fluxo constante de clientes.

O que faz um profissional da área?

São muitas funções impostas a um Social Media. Principalmente com o avanço da presença das empresas nas redes sociais. Abaixo, veja algumas das principais funções desse profissional.

Planejamento de conteúdo

O primeiro passo na rotina de uma organização do Social Media para gerenciar uma rede social é identificar as etapas que fazem parte do processo e o peso de cada etapa. Também é importante identificar outros profissionais envolvidos em cada atividade. Afinal, você precisa verificar se o processo proposto também se aplica ao seu dia a dia de trabalho.

A organização varia de acordo com a equipe e as estruturas de trabalho disponíveis. Por exemplo, atualmente temos duas pessoas trabalhando em cargos de mídia social, mais uma para gerenciar a área. Mas temos toda a equipe de marketing trabalhando em conjunto, e essas ações fazem parte do nosso calendário de aniversários.

Para o planejamento de conteúdo do dia a dia, desenvolva diretrizes com base em ativos fornecidos por nossa equipe de designers para a fase criativa. O processo foi delineado durante a construção da área, considerando a capacidade de design dos candidatos para lidar com as vagas nas redes sociais da época.

Definição da estratégia e posicionamento da marca

Anualmente, é fundamental reunir o time de Marketing para discutir e planejar a estratégia que seguirá e qual será o posicionamento digital. Isso leva em consideração também o planejamento estratégico do negócio, é claro.

Também devem ser considerados os aprendizados do ano anterior: onde acertamos, o que não funcionou como esperávamos e ideias que a comunidade trouxe

A discussão precisa girar em torno dos canais que utiliza atualmente e da resposta do público a cada um deles. Se uma nova rede social surge e desponta aos olhos do seu público no meio do ano, você não deve aguardar o encontro periódico do planejamento para começar a trabalhá-la, hein?

Com base na análise de dados, é também neste momento que decidimos se as categorias / editorias que são trabalhadas em cada canal estão entregando os resultados esperados.

Aquelas que apresentam boa resposta pela nossa audiência, permanecem. Já as que não atenderam nossas expectativas, são repensadas. 

Criação de conteúdo

Também é importante definir temas que serão trabalhados no decorrer do ano, conforme as projeções de tendências e apostas para o período. 

Vale lembrar que, na nossa área de atuação — como você bem sabe — todo dia surge uma novidade. Por isso, apesar de trabalharmos de forma antecipada, entendemos que é importante que a rotina de trabalho do social media permita a flexibilidade para criação de novos posts e de remanejar os já agendados.

A partir disso, é hora de colocar a mão na massa e criar cada uma das peças que serão utilizadas, bem como o calendário das postagens.

Monitoramento

Estar por dentro do que está rolando na área, nos concorrentes e quais as notícias do momento. Esse é o trabalho de monitoramento, tão importante para criar conteúdos relevantes para sua audiência.

Analisar o que o público tem falado sobre você vai além das mensagens que você recebe ou do que é dito em sua comunidade, e isso tem muito valor para a marca.

É nessa análise que você aprende onde está acertando e, claro, também errando. É com essa atividade, também, que você consegue identificar oportunidades e ter insights para suas publicações.

Por isso, além de acompanhar as mensagens que você recebe, é importante também acompanhar o que está sendo dito sobre você em todos os canais digitais. 

Análise dos resultados obtidos com o trabalho

Quer saber como destacar o seu trabalho como social media? Você apenas conseguirá bons resultados se for um profissional estratégico. E, como a gente sabe, estratégia sem análise de dados é, na verdade, achismo!

Pode ser que você já tenha feito e tenha dado certo? Claro! A sorte está aí para isso. Mas não dá para contar só com ela, não é mesmo? Por isso, se você almeja crescer na carreira de social media, precisa dar mais atenção aos dados.

Para isso, precisa contemplá-los como parte da sua rotina de gestão de redes sociais. O ideal é que você determine os tipos de análises que serão feitas e qual a periodicidade de cada um deles.

Você pode criar relatórios de várias formas, incluindo planilhas.

Como se tornar um Social Media?

Já deve ter ficado claro para você que, para seguir uma carreira trabalhando diretamente com a gestão de redes sociais, é preciso ter uma série de habilidades, seja para criar conteúdo visual ou converter o maior número possível de seguidores em clientes fiéis.

Muitos profissionais da área de Marketing também começam em posições generalistas e hoje em dia decidem mudar para as redes sociais como uma maneira de explorar suas capacidades. 

Alguns até se especializam em uma plataforma específica, o que pode ser uma estratégia eficaz principalmente para seguir uma carreira como como freelancer.

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